Construindo conexões
Nos vídeos abaixo, dois agricultores, um educador rural e um professor universitário, compartilham suas opiniões sobre como a agricultura pode estabelecer conexões entre as pessoas da cidade e do campo.
É necessário ampliar o diálogo
Erika é Educadora de Campo, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, e membro do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). Ela fala que nem todas as expressões da agricultura urbana no contexto brasileiro são iguais. Algumas são mais coletivas do que outras. Algumas estão mais focados em questões que preocupam a população rural do que outras.
Pessoas urbanas em contato com a terra
A cozinheira e agricultora Sônia Jendiroba fala em criar meios para que a população urbana tenha mais contato com os espaços de cultivo de alimentos. Sônia, que já teve um restaurante na região central de Florianópolis, hoje mora em um sítio no bairro Ratones. Ela participa da Rede Ecovida de Agroecologia.
Responsabilidade das pessoas urbanas com a terra ...
Aderlan é agricultor e vende sua produção na Feira Orgânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste vídeo, Aderlan reflete sobre como a população urbana pode ajudar os agricultores rurais, preocupando-se mais com as práticas de produção agrícola.
Agricultura urbana e compreensão dos sistemas alimentares
O professor Ilyas Siddique coordena o Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (LEAP-UFSC). Ele reflete sobre como a agricultura urbana desempenha um papel fundamental na conscientização e no conhecimento incorporado sobre a produção agrícola.
O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo é uma organização que consegue estabelecer conexões entre campo, cidade e a comunidade acadêmica.
CEPAGRO
CEPAGRO
Click
aqui
Horta comunitária agroecológica localizada no bairro Campeche, em Florianópolis (SC), Brasil.